Ideias que transformam o mundo. É isso que precisamos e muito mais. A forma que esta startup aborda a inovação é totalmente diferente e disruptiva. Confira!
COMO FUNCIONA?
A madeira é incapaz de gerar energia sozinha. Então, os pesquisadores colocaram entre o piso de madeira um material de silício e nanocristais para gerar a eletricidade.
Isso porque, de um lado o silício atrai elétrons; do outro os nanocristais são fáceis de perder elétrons. Quando revestidos na madeira são capazes de gerar energia a cada pisada graças ao efeito triboelétrico.
Os testes foram feitos em alguns tipos de madeira, como: abeto, balsa e teixo. A primeira mostrou o resultado mais promissor: 80 vezes mais eficiente, capaz de alimentar lâmpadas LED e pequenos componentes eletrônicos.
No entanto, ainda não é possível estimar quanta energia seria gerada em um ambiente como o escritório, por exemplo, pois o estudo está em fase inicial. Os pesquisadores também disseram que trata-se de um protótipo e que para fabricar ainda precisaria de aprimoramento da tecnologia.
Afinal, cada vez mais empresas buscam se enquadrar nos pilares da agenda ESG (Environmental, Social and Governance). E o piso de madeira capaz de gerar energia por meio de passos pode chamar a atenção da clientela. Não apenas de edifícios residenciais, mas também comerciais.
Imagine um shopping onde milhares de pessoas transitam diariamente? Inovação a favor do meio ambiente: isso sim é uma iniciativa disruptiva!
fonte:https://app.startse.com/artigos/como-a-industria-40-auxilia-na-produtividade