Arquitetura e Tecnologia: conectadas para sempre!

A transformação digital é considerada por 72% das empresas de construção civil ao redor de 12 países pelo mundo como prioridade para promover mudanças necessárias em processos e modelos de negócio. Os dados são do relatório Digital Transformation: The Future of Connected Construction, lançado em 2020 pela IDC.

A digitalização de processos no setor da construção civil permite às empresas garantir excelência operacional e melhoria no engajamento dos clientes por meio da gestão efetiva de riscos e das melhorias na segurança do trabalho. São diversos elementos envolvidos na digitalização de uma indústria tão tradicional quanto a construção civil, sendo que quase 60% dessas empresas ainda se encontram em estágios muito iniciais da jornada da digitalização. Alguns dos benefícios destacados pela IDC que as empresas de construção civil podem extrair da digitalização são:

  • Melhoria na produtividade e performance
  • Indústria conectada
  • Segurança e gestão de riscos
  • Otimização dos custos da construção

 

O futuro da construção civil no Brasil e no mundo passa pela digitalização, no entanto, 52% das empresas do setor alegam terem atingido um impasse e estarem presas entre os estágios 2 e 3 de suas jornadas, e 46% delas apontam que a criação de um planejamento estratégico para investimentos no digital ainda é um grande empecilho ao desenvolvimento de projetos de transformação digital.

Quando se fala em tendências para a construção civil, especialmente levando em consideração o que se tem chamado de “novo normal”, a inovação e a tecnologia despontam como os principais propulsores. A transformação do mundo que conhecemos e da forma como nos relacionamos, trabalhamos e habitamos, vem acompanhada de uma grande mudança também naquilo que seja projetado e desenvolvido pela construção civil. Uma das principais tendências apontadas pela 4ª edição anual do estudo Real Estate Innovations Overview, da consultoria empresarial KPMG, é a do surgimento e popularização das PropTechs, ou seja, empresas que desenvolvem tecnologia para o setor imobiliário. Um dos mais tradicionais de toda a nossa economia, o setor da construção civil se vê cada vez mais imerso em mudanças de processos e rotinas que o torna mais digitalizado e presente no mundo em constante transformação que vivemos. Outras importantes tendências destacadas pela KPMG são as plataformas de conexão e interação com stakeholders, a aplicação de Internet das Coisas (IoT) em projetos de arquitetura inovadores. Assistentes virtuais como o Google Home já podem ser programados para executar pequenas funções da casa e notificar o morador para lembrá-lo de suas tarefas diárias, e cada vez mais essa conexão dos objetos entre si e à internet, programados por aprendizado de máquina, farão parte do nosso dia a dia.

E aí?  Estas preparado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *