Arquitetos: estamos preparados para a crise?

Fazendo uma reflexão nos meus 13 anos de vida profissional, posso dizer que vivi mais anos dourados do que anos sombrios.

A pandemia da COVID 19 está nos forçando a evoluir 10 anos em 1, portando cheguei a conclusão que não temos preparação nem para os momentos de vacas gordas nem das vacas magrinhas. Saímos das Universidades com sonhos de desenvolver super projetos sem ao menos saber quanto cobrar por eles. Não temos idéia de gestão, marketing, gestão de projetos, planejamento estratégico, finanças, etc..e a lista é longa…

Nos damos por conta deste déficit quando não conseguimos atender um cliente com eficiência, pois não sabermos gerir nosso tempo por ter trabalho demais ou quando não conseguimos prospectar clientes se queremos ganhar novos mercados.

Qual a solução para estes problemas estratégicos na vida de um escritório de arquitetura? Posso resumir em 3 palavras, que em em equilíbrio podem nos auxiliar nessa jornada:

INOVAÇÃO + PLANEJAMENTO + EMPATIA

Se aprendermos a sentir a dor do nosso cliente e soubermos como cura-la, a possibilidade de alcançarmos nossas metas estabelecidas no planejamento é muito maior . Nunca se esqueça, coforme Deming:

“O QUE NÃO É MEDIDO NÃO PODE SER GERIDO”

Vamos planejar, agir e medir os resultados para adquirir aprendizado validado para cada vez inovar mais.

Essa é a grande lição da COVID 19 em nossas vidas. Saber separar o joio do trigo, ou seja, quem é capaz de absorver novas demandas com certeza sobreviverá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *