Workflow de projetos arquitetônicos – que bicho é esse?

Em tempos de pandemia, a chuva de informações, webnars, lives e cursos on line está enorme. Se não tivermos o discernimento de filtrar todo o conhecimento disponível na palma da nossa mão, podemos ficar “infotoxicados”. É importante ter clareza ando queremos chegar. Desta forma teremos maior foco e direcionamento, podendo aparar as arestas do nosso conhecimento.

No mundo da arquitetura, a computação gráfica é a ferramenta mais importante para desenvolvimento de projetos. Há uma gama de softwares e técnicas disponíveis que muitas vezes é difícil de escolher. Esta é a hora em que devemos definir o nosso WORKFLOW, ou seja, como será o fluxo de trabalhado dentro do escritório desde o início e concepção de um projeto até a conclusão da obra.

Confira algumas dicas organizacionais:

  • Faça um passo-a-passo de todas as atividades desenvolvidas durante o processo de projeto.
  • Desenvolva um cronograma reverso, ou seja, estabeleça o dia de término da obra e vá definindo de trás para frente as datas de execução das atividades citadas acima
  • Distribua as atividades entre seus colaboradores
  • Defina os softwares que serão utilizados para concepção do projeto em BIM e modelo em 3D, após para renderirização, edição de imagens, compatibilização 4D e orçamentação 5D. Importante que todas essas plataformas sejam integradas entre si de forma a otimizar o trabalho
  • É interessante utilizar o Autodesk Revit para modelagem em 2D e 3D para inserção no Autodesk Navisworks para 4D e 5D. Ambos são completamente compatíveis entre si. Para melhorar a qualidade de imagens e renderização sugiro o Lumion e Photoshop.

Isso aí pessoal. Espero que as dicas tenham sido úteis para otimizar o trabalho nosso trabalho.

Um abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *