Estamos passando por momentos de incertezas e insegurança. Por que isto acontece? Além do medo de contaminação com o vírus COVID-19 é claro, nosso mecanismo de defesa aciona o medo de coisas que não podemos controlar ou que não conhecemos por inteiro. Sentimos como se estivéssemos em uma estrada com neblina a noite sem enxergarmos o que está a 10 metros da nossa frente.
No meio de tantas mudanças, adaptações, informações e incertezas você já parou para se perguntar como será sua vida depois da pandemia? Quais os pontos positivos, nos quais você gostaria de incorporar a sua vida para sempre?
Aprendi um conceito hoje pela manhã que se chama “life for service”, onde as pessoas não compram “as” coisas e sim “para que” servem as coisas. Você já parou para pensar quantas vezes usou a parafusadeira que comprou no ano passado? Você não quer a parafusadeira e sim um parafuso colocado no lugar corretamente. O equipamento é apenas o meio que você usa para alcançar o seu objetivo. Se você alugasse a parafusadeira não seria mais barato? Você iria economizar espaço na sua casa?
A pandemia veio para acelerar tendências. O viver digital, o desapegar das coisas materiais e se apegar às experiências era uma novidade, tendência ou até algo corriqueiro para alguns. Hoje é uma necessidade. Arrisco dizer que é fundamental. Algumas dicas que novos comportamentos:
- Guardar dinheiro, fazer uma poupança.
- Pensar se o que se está fazendo agora é realmente importante?
- A moeda mais valorizada do mundo é o tempo e a informação. Gerencie bem eles que estarás em vantagem competitiva.
- Atividades operacionais devem ser feitas por inteligência artificial. Se preocupe com o trabalho estratégico. Isso vai lhe dar mais tempo para família e amigos.
- Faça planejamentos, coloque suas ideias no papel. Desta forma você vai desobstruir sua cabeça e deixar fluir os pensamentos.
- Valorize as pessoas.
- O digital é uma ferramenta para facilitar a vida e não para trazer mais problemas.
Utilize o tempo livre para refletir, pensar no que pode ser melhorado e ajustado. Se prepare, pois logo as coisas irão voltar ao novo normal..